Black Friday 2022: Dicas para não cair em golpes durante as compras
24 de novembro de 2022A Black Friday já faz parte do calendário de compras dos brasileiros, sendo a segunda data mais importante de vendas on-line no país. Este período exige uma maior atenção, por parte dos consumidores, para não cair em golpes virtuais que são frequentes nessa ação comercial.
PUBLICIDADE
Para aproveitar os descontos e não sair no prejuízo é preciso seguir algumas dicas de segurança para evitar cair em golpes durante a semana de promoções, visto que essa época do ano é uma das favoritas dos golpistas para enganar clientes fazendo novas vítimas.
1 – Fique atento aos e-mails promocionais
O volume de e-mails recebidos no período, com descontos e promoções tentadoras, cresce bastante. O ideal é acessar o site oficial da loja por seu endereço online e não por links duvidosos. Também é recomendado não clicar nos links dessas mensagens.
2 – Saiba se o site é real e seguro
PUBLICIDADE
O consumidor precisa identificar na URL do site se há um “s” no “http” e com um cadeado – símbolo que atesta a utilização de um certificado digital, pelo site. Essa identificação é do SSL (Secure Sockets Layer), serviço que deve ser contratado por qualquer site para garantir a segurança de seus dados e informações. Por meio de criptografia, o SSL garante privacidade, autenticidade e integridade de dados. Além disso, é importante verificar a reputação do site no Procon e sites confiáveis, como Buscapé e Reclame Aqui ou através da pesquisa de histórico de preços sobre aquele produto. Também verifique se disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca.
3 – Acesse as redes sociais da marca
Busque se a empresa está com alguma promoção ou sorteio nas redes sociais da marca. Acesse sempre pelo site oficial loja.
4- Tenha um antivírus instalado e ativo nos dispositivos
Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel por onde você fará as compras online, ajuda a detectar sites que contenham arquivos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de hackers. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje há no mercado diversos programas com versões de testes gratuitas e de assinatura.
5 – Lei Geral de proteção de dados (LGDP)
Verifique se a loja em que se está realizando a compra atende aos critérios exigidos pela LGDP para garantir a confiabilidade e integridade de suas informações pessoais e bancárias. O site precisa possuir um termo de consentimento visível e deixar bem descrito nas promoções e contratos quem e como esses dados são armazenados e utilizados.