Cuidado! Veja dicas de como não cair em golpes virtuais neste fim de ano
6 de dezembro de 2022No final do ano, a preocupação com a atuação de spammers e golpistas aumenta. A equipe do Google Workspace reuniu cinco tipos de golpes de e-mail para tomar nesta temporada de compras, além de novas métricas da média de mensagens indesejadas que o Gmail bloqueia.
PUBLICIDADE
Os especialistas da equipe de segurança do Google Workspace estão trabalhando sem parar para evitar essas mensagens indesejadas. Em um dia normal, o Google protege os usuários do Gmail contra quase 15 bilhões de mensagens indesejadas, bloqueando mais de 99,9% das tentativas de spam, phishing e malware.
Para ajudá-lo a ficar mais preparado para esta temporada de festas, confira, logo abaixo, um guia sobre os tipos de e-mails e de golpes para tomar cuidado:
1. Vale-presente e brindes
Com a temporada de compras em andamento, os golpes de vale-presente ficam mais frequentes. Os golpistas podem tentar induzir as pessoas ao erro ao sugerir a compra de um vale-presente – às vezes usando o disfarce de um contato conhecido – ou oferecer um prêmio grátis em troca do compartilhamento das informações do cartão de crédito.
Se você receber um e-mail de um amigo seu, em São Paulo ou no Japão, pedindo para comprar um vale-presente, envie rapidamente uma mensagem para confirmar que ele realmente enviou a solicitação. E se uma oferta parece boa demais para ser verdade, pode ser um ataque.
PUBLICIDADE
2. Caridades
Os golpistas não descansam em nenhuma temporada de presentes. Na verdade, golpes que envolvem caridade e as tentativas de phishing pioram nesta época do ano, prejudicando tanto aqueles que são vítimas dos golpes quanto as instituições de caridade que teriam se beneficiado com as doações.
Seja uma suposta instituição ligada a um assunto em evidência, ou uma organização com um nome familiar, fique atento a qualquer pessoa que te peça para contatá-la em seu e-mail pessoal ou enviar dinheiro diretamente para ela.
3. Renovações de assinatura
Nesta reta de fim de ano, os golpes de renovação de assinatura podem aumentar. Uma versão indesejável desses e-mails falsifica os serviços de antivírus, que atraem as vítimas com a promessa de maior segurança.
Embora alguns golpistas enviem mensagens muito convincentes, verifique sempre o e-mail do remetente. Se parecer errado, pode ser falso.
- VOCÊ PRECISA VER: Itaú lança parceria com Samsung para venda de smartphones
4. Golpes de criptografia
Os golpes de criptografia podem ocorrer com muita regularidade nesta época do ano. Uma variação comum deles usa uma carteira de criptomoeda para conseguir um pagamento e muitas vezes tenta extorquir dinheiro da vítima por meio de uma ameaça.
O Gmail pode ajudá-lo, avisando sobre esses tipos de solicitações, mas também é importante saber como identificá-los para não ser pego de surpresa. Alguns e-mails incluem erros de digitação, endereços de e-mail incorretos ou pedidos aleatórios por dinheiro, ou transações financeiras desconhecidas.
Embora a variedade de atividades maliciosas possa assustar, a boa notícia é que o Gmail ajuda a bloquear essas e inúmeras outras campanhas indesejadas. As proteções digitais no Gmail, incluindo os controles avançados de phishing e malware, são ativadas por padrão, ajudando a garantir a sua proteção.
E embora essa dinâmica de segurança seja um desafio constante, as ferramentas e especialistas em segurança do Google estão vasculhando continuamente dados para identificar novos métodos de ataque e criar proteções novas e sofisticadas para ajudar a mantê-lo seguro.
- Vá devagar. Os golpes são geralmente projetados para criar um senso de urgência. Tire um tempo para se perguntar e pensar se faz sentido.
- Verificação pontual. Faça a sua pesquisa para verificar as informações que você está recebendo. O que eles estão dizendo a você faz sentido?
- Pare! Não envie. Nenhuma pessoa ou agência respeitável exigirá pagamento, ou as suas informações pessoais em um e-mail ou mensagem.